Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

  • 11 de janeiro de 2023
  • 0 comentários
  • A importância dos animais de estimação no processo do luto

    Segundo a Associação Americana de Saúde do Coração, esse vínculo entre humano e pet diminui os riscos de doenças cardíacas, reduz a pressão arterial, colesterol e taxas de triglicérides, além disso, aumenta o tempo de vida.

    Os pets nos proporcionam mais momentos de descontração. Por isso acaba sendo mais fácil deixarmos de pensar na dor, ter ansiedade e nos sentirmos sozinhos. Ao melhorarem nosso bem-estar emocional, nos ajudando a passar por momentos difíceis, eliminando a solidão, tristeza e dor.

    Portanto, pode-se dizer que a convivência entre seres humanos e pet ajuda no enfrentamento da perda de um ente querido. Isso ocorre pois nos dedicando a esses animais, acabamos nos contagiando com a alegria que transmitem.

    Por outro lado, ao cuidarmos e brincarmos com os pets, baixamos nosso nível de ansiedade e melhoramos nosso humor. Isso ocorre devido ao aumento da produção de serotonina e dopamina, substâncias benéficas para o organismo.

    Pesquisas indicam que só de olharmos fixamente para um cachorro, nosso cérebro passa a produzir mais hormônio oxitocina, também chamado de hormônio da felicidade, o que nos deixa menos ansiosos e mais calmos.

    Contar com um animal de estimação durante o luto traz alguns benefícios. Os sentimentos negativos e a possibilidade de depressão são reduzidos, pois eles proporcionam menos estresse, mais energia, distrações e momentos de relaxamento, nos proporcionando benefícios mentais e físicos.

    No entanto, além dessa convivência com o pet, seja ele qual for, também é importante buscarmos o carinho das pessoas que amamos.

    Pois, ainda que os animais de estimação nos façam companhia demonstrando sua lealdade, é importante conversar durante algumas situações do cotidiano. E isso o bichinho não pode oferecer.

    Fale sobre a pessoa que partiu, exponha suas emoções e coloque a sua dor para fora. Além de ficar mais fácil, o tempo também passa mais rápido.

    Ao terminar a conversa, dê um abraço no seu familiar ou amigo. Isso também pode ser considerado um tipo de terapia para superar o luto.

    O luto é um momento difícil, mas ter familiares, amigos e animais de estimação por perto nos ajuda a relaxar e a nos sentir cercados de carinho.

    Compartilhar: