Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

  • 11 de janeiro de 2023
  • 0 comentários
  • Livros que ajudam a explicar a morte para as crianças

    A morte, mesmo sendo a única certeza do ser humano, não é muito comentada.

    Nos tempos de pandemia da Coronavírus inúmeras famílias sentiram a necessidade de conversar sobre perdas. Com as crianças, não foi diferente, foi necessário de uma forma ou de outra abordar o assunto com os pequenos e fazer com que eles também compreendessem a situação do mundo.

    A fim de explicar a morte para as crianças de uma forma mais natural, uma das alternativas é utilizar a literatura como meio. Por isso escolhemos 4 livros que podem ajudar a prepará-las para lidar com a ausência de pessoas queridas:

    1. O Passeio - Pablo Lugones

    Recomendado para crianças a partir dos cinco anos de idade, utiliza a analogia de um passeio de bicicleta entre pai e filha para falar sobre relacionamento e o ciclo da vida, abordando a perda e a continuidade.

    Sobretudo, a obra enfatiza a importância de aproveitarmos a jornada. As páginas, com ótimas ilustrações, contam com texto curto, e permitem boas conversas com os pequenos.

    2. O Livro do Adeus - Todd Parr


    É ideal para os pequenos de até seis anos, pois utiliza linguagem e ilustrações simples, auxiliando na compreensão da morte tanto de um familiar como de um animalzinho de estimação.

    Seus desenhos coloridos ajudam a descomplicar a situação do luto, tornando o tema mais natural.

    3. Vazio - Anna Llenas


    Bem avaliado por pais, esse livro da escritora espanhola relata a história de uma garotinha que consegue superar as tristezas da vida ao ressignificar as suas perdas. Bem aceito pelas crianças, a publicação possui excelentes ilustrações que garantem uma narrativa mais leve, tornando-se mais uma alternativa para explicar a morte para crianças.

    4. O Meu Avô Foi Para o Céu - Maria Teresa Maia Gonzalez


    A história da renomada escritora portuguesa é emocionante e aborda a relação entre avós e netos, mostrando como é possível, em meio à tristeza e à dor da perda, preservar para sempre a memória das pessoas que amamos.

    Compartilhar: